Skip to main content
Desde 8 de Julho de 1997

Grupo Espírita Batuíra

Em Portugal, o Grupo Espírita Batuíra nasceu no dia 8 de Julho de 1997, seguindo a recomendação espiritual do próprio Batuíra, através da mediunidade abençoada de Chico Xavier.

Situado em Algés (arredores de Lisboa), pretende ser uma extensão da casa mãe do mesmo nome com sede em São Paulo e, por isso, todas as actividades do GEB em Portugal, são realizadas de acordo com o modelo seguido no GEB de São Paulo, embora numa escala muito mais modesta.

Dedica-se à difusão do Espiritismo Cristão, sendo o seu lema “trabalho, trabalho e mais trabalho”; (o mesmo do seu Mentor, Batuíra), as suas bandeiras, Jesus, Kardec e Chico Xavier; e as suas características, a Fraternidade e o Amor, visto que todos estes valores sempre fizeram parte da personalidade de Batuíra e o Grupo deseja segui-los e mantê-los.

Os seus fundadores foram Orlando e Maria Aldina Carvalho, portugueses que, tal como Batuíra, emigraram para São Paulo em 1966, tendo ali vivido durante 25 anos. Pouco tempo depois de lá chegar, começaram a frequentar a Grupo Espírita Batuíra, o que continuaram a fazer até voltar para Portugal.

Devido à mensagem espiritual de Batuíra recebida por intermédio do querido Chico em fins de 1990 e na qual o benfeitor os convidava a voltar à pátria, acabando-a dirigindo-se a Orlando com as palavras “meu filho, vamos voltar às raízes…”, regressou a Portugal em Junho de 1991. A sua missão: abrir um Centro Espírita, para divulgar o Espiritismo evangélico. E desde que abriu as suas portas, tem sido esta a linha de orientação seguida.

Em Novembro de 2001, a Direcção decidiu criar uma editora e [também] distribuidora, a que deu o nome de “Verdade e Luz”- Editora e Distribuidora Espírita (em homenagem ao jornal do mesmo nome, mais tarde revista, que Batuíra lançou em 25 de Maio de 1890), com o fim de difundir a literatura espírita-cristã em Portugal.

Hoje em dia, do seu catálogo fazem parte mais de 1.600 títulos abrangendo numerosos autores, sendo a maior editora/distribuidora espírita do país e a única que desde 2002 está presente todos os anos na Feira do Livro de Lisboa – o mais importante certame do género em Portugal – com um “stand” integramente dedicado à literatura espírita.

Em Junho de 2005 e para reforçar o objectivo principal do GEB em Portugal – a divulgação do Espiritismo cristão – lançámos uma revista bimestral, com 45 páginas em papel “couché” e formato A4, à qual (como não podia deixar de ser) demos também o nome de “Verdade e Luz” e que tem sido muito elogiada tanto pelo conteúdo como pela apresentação.

Quanto às tarefas de assistência social, estão englobadas na nossa Associação “Frei Fabiano de Cristo”, com a qual pretendemos minimizar, na medida das nossas possibilidades, a fome e as carências de todos os géneros com que se debatem os portugueses (cada vez em maior número), devido à grave crise económica que o mundo atravessa.

Assim, oferecemos géneros alimentícios e vestuário 1 vez por mês a algumas famílias muito carenciadas; distribuímos às 3ªs, 4ªs, sábados e domingos, em 3 pontos estratégicos de Lisboa – onde se costumam reunir muitos sem-abrigo – sopa, pão, fruta, iogurtes, ovos cozidos e roupa, mas temos o projecto de passar a fazer diariamente esta distribuição. Finalmente, desde há uns meses, começámos também a prestar assistência a grávidas carenciadas e a bebés até aos 2 anos de idade.

"Trabalho, trabalho e mais trabalho."

António Gonçalves da Silva "Batuíra"