Espíritas, amai-vos, este é o primeiro mandamento.
Instruí-vos, este é o segundo.

O Espírito da VerdadeO Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo VI

Introdução ao Estudo da Mediunidade - Nível I

O estudo da Introdução à Mediunidade tem por fim estudar de modo metódico e sério a teoria da mediunidade, sob a óptica da Doutrina Espírita (ou Espiritismo) e dos ensinamentos morais de Jesus Cristo.

Segundo Kardec (*), o estudo da mediunidade tem as seguintes consequências: 

“(…) provar materialmente a existência do mundo espiritual. Sendo o mundo espiritual formado pelas almas daqueles que viveram, resulta da sua admissão a prova da existência da alma e da sua sobrevivência ao corpo. As almas que se manifestam revelam-nos as suas alegrias ou os seus sofrimentos, segundo o modo como empregaram o tempo de vida terrena; nisto temos a prova das penas e recompensas futuras. Descrevendo-nos o seu estado e situação, as almas ou Espíritos rectificam as ideias falsas que faziam da vida futura (…). A demonstração da existência do mundo espiritual que nos rodeia e da sua acção sobre o mundo corporal, é a revelação de uma das forças da Natureza e, por conseguinte, a chave de grande número de fenómenos até agora incompreendidos, tanto na ordem física como na ordem moral.”

(*) – Kardec, Allan. O que é o Espiritismo, cap. II, ponto 100.

Estudo da Mediunidade - Nível II

Nestas reuniões, continua-se a estudar a mediunidade, sendo compostas por duas partes: na primeira, temos a continuação do estudo da parte teórica da Doutrina; e na segunda, são feitas incursões na parte prática da mediunidade.  

N’ “O Livro dos Médiuns”, da autoria do Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, este faz uma belíssima abordagem sobre a mediunidade, afirmando no cap. XIV, ponto 159, o seguinte:

Toda a pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Esta faculdade é inerente ao homem. Por isso, não constitui qualquer privilégio e são raras as pessoas que não a possuem, pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos são mais ou menos médiuns. ”

Partindo deste ensinamento, podemos compreender que a mediunidade é o exercício da influência dos Espíritos sobre as pessoas.  Esta influência é exercida de acordo com o grau de intensidade que o encarnado possui em relação à sua interacção com os Espíritos.

Kardec também nos revela que todos os homens somos portadores da faculdade mediúnica, uns mais aflorada e outros menos, e que não há nenhum privilégio em ser-se médium, o que o torna responsável pelo exercício que fizer da sua mediunidade: para o Bem ou para o mal.

No próximo parágrafo deste mesmo ponto 159, Kardec ensina que:

Usualmente, porém, esta qualificação aplica-se somente aos que possuem uma faculdade mediúnica bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização [corpo físico] mais ou menos sensitiva.

Na trabalho mediúnico espírita a caridade é um dos seus princípios básicos, para além do amor ao próximo, do esclarecimento (por meio da doutrinação) e da gratuidade. O médium espírita deve seguir os ensinamentos de Jesus e, entre eles, destaca-se o: “Dai de graça, o que de graça recebesteis.”  (Mateus, 10:8). Portanto, no Espiritismo, a mediunidade é gratuita.

A mediunidade deve ser uma prática séria que siga os preceitos de Jesus, tendo como base doutrinária todas as instruções que Allan Kardec nos trouxe, porque o médium deve usá-la para o Bem, trabalhando para Jesus e não para a exaltação da sua vaidade. 

Além disso,  mediunidade não o livra dos sofrimentos nem das dores, porque não é nenhum ser especial, mas sim um Espírito que aceitou a missão de ser médium para, ao doar-se por meio do exercício da mediunidade com Jesus, resgatar algumas das suas dívidas de outras eras e crescer como Espírito Imortal.

Veja abaixo quais os dias e horas deste estudo.

Horários do estudo

2ªFeira
19:45 - 21:30
Estudo da Mediunidade - Nível II (Sem lugares disponíveis) *
4ªFeira
19:45 - 21:30
Estudo da Mediunidade - Nível II (Sem lugares disponíveis) *
Sábado
14:30 - 16:00
Estudo da Mediunidade - Nível I *

* a porta encerra à hora marcada para não interferir com os estudos a decorrer.